Sabe aquele dia em que você programa fazer um pedal e na hora que vai começar está chovendo ? Ou você se atrasa e não dá mais tempo de se deslocar para fazer o seu treino ?
Agora não tem mais desculpa, a solução está no rolo de treino. O Cycle Trainer, Winter Trainer ou Ciclismo Indoor é um recurso interessante para suprir a necessidade de treinar dentro de casa. Não quer dizer que substitua a beleza de um pedal ao ar livre, com o contato com a natureza e suas belas paisagens. Nem que fisiologicamente seja melhor que o pedal normal. Mas é uma boa solução e trás uma série de benefícios para o atleta.
Uma das grandes perguntas que rola quando se fala neste assunto é: Não seria melhor utilizar uma bicicleta ergométrica ?
Existem opiniões diversas sobre este assunto. Muitos especialistas optam pelo uso dos rolos porque você treina no próprio equipamento simulando melhor uma situação real e mantendo a mesma postura ergonômica. Além de ser prático e dependendo do modelo utilizado, ocupa pouco espaço e é fácil de transportar.
Outra grande questão é a respeito dos modelos que basicamente se dividem em dois grupos. O livre e o fixo.
O Rolo livre em geral é formado por uma plataforma com três cilindros interligados por uma roldana. É “livre” porque a bicicleta não fica presa. Apenas se apóia nos cilindros. É necessário muita atenção e um bom senso de equilíbrio. Todo cuidado é pouco e qualquer deslize pode levar a uma tombo. Recomenda-se até a usar vãos de portas para aproveitar apoio em ambos os lados.
O Rolo fixo é formado por uma pequena plataforma com formato de cavalete com dois cilindros que são encaixados e fixados na roda traseira. A roda dianteira fica travada. O cavalete elimina a necessidade de equilíbrio podendo o atleta focar mais na qualidade do treino. As fotos desta matéria demonstram um rolo fixo simples que utilizamos nos nossos treinos.
Existem ainda os rolos profissionais que são uma verdadeira máquina tecnológica de treinos. Nele é possível simular situações reais de vento, ladeiras, vácuos, compatíveis com percursos de provas oficiais de ciclismo ou triathlon do mundo todo. Tudo com imagens 3D para dar um efeito real das provas. Se quiser conhecer clique aqui
Claro que o rolo não substitui o treino ao ar livre mas é ele que vem garantindo um bom nível técnico em competições de atletas, profissionais ou amadores, que não tem tempo para treinar durante o dia, quer seja por falta de tempo, por questão de segurança ou mesmo o tempo chuvoso.
Ainda assim, existem alguns tipos de treinos que serão melhor executados sob o rolo. É a caso de educativos de correção de postura, pedalar com uma só perna, adaptação ao clip (sapatilhas), etc.
Os especialistas sempre alertam para os seguintes pontos:
1. Manter o local de treino arejado.
O atleta não conta com o refrigeração do deslocamento. É importante manter portas e janelas abertas bem como colocar um bom ventilador de frente para o mesmo.
2. Beber muita água.
A falta de contato com o vento faz com que o suor demore mais para ser evaporado, e isto aumenta o aquecimento do corpo e, conseqüentemente, a perda de líquidos e sais minerais. Portanto é importante beber muito líquido.
3. Plano de treinos.
Converse com seu treinador ou profissional especializado. Peça que faça a adaptação do seu treino quando for usar os rolos. É melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário