segunda-feira, setembro 5

BR 232 – A Porta do Inferno

Pernambuco tem carência de boas pistas para a prática do ciclismo. Nossos dirigentes não dão a mínima para o nosso esporte. Porém a natureza é nossa amiga e nos proporciona uma bela paisagem e um bom clima para quem tem a coragem de se arriscar a pedalar nos acostamentos da BR 232. Não é seguro, mas também não tão arriscado e a cada dia os atletas tomam conta do espaço dando aquele colorido especial.

O Melhor da 232 é a geografia do lugar, cheio de subidas leves, moderadas e até mais radicais, como é o caso do trecho da serra das russas, que só atletas com bom preparo se arriscam a escala-las. Ciclista de valor na nossa região tem que passar por esta experiência, por este batismo.

E como não poderia ser diferente alguns atletas do nosso Tartarunner fizeram isso neste domingo 05/09/2011, num dia de sol belíssimo, com clima bem ameno e muito vento, fruto de um verão que está a começando na nossa região. Os atletas sentiram o peso da porta do inferno, apelido que estou dando agora a nossa querida BR. Num trecho pequeno de apenas 60,1Km, saindo no sentido Recife-Vitória de Santo Antão, iniciaram o percurso de 6:20h e o último concluiu aproximadamente às 10:20h.

Foi muito bom para nossos ciclistas de passeios urbanos, que param a cada sinal, que descansam no meio dos percursos, que nunca tiveram a experiência de manter um pedal constante e sem descanso durante um trajeto acima de 50km, o mínimo pra ser considerado um verdadeiro pedal, tivessem a sua primeira experiência. Agora estão todos batizados e com suas histórias a contar. Claro que tem que melhorar, baixar o tempo, aumentar mais a distância até vencer as Serras das Russas.

Outro ponto importante do passeio foi aferir os equipamentos desregulados. Alguns chegavam a marca de 20%, tentando afirmar um percurso acima de 70Km. Mas a marcação com o Garmin, via satélite e sua confirmação com o velocímetro do veículo de apoio, desmitificaram estes números. Vamos aos destaques dos atletas no passeio:

Léo – Dizem que ele não conseguiu o índice de velocidade suficiente para participar do passeio e foi convidado pela comissão de prova a se retirar no primeiro ponto de retorno, nas imediações de Bonança. Com isso saiu no lucro garantindo um índice proporcional de participação em apenas 24Km.

Urubatan – Apesar da experiência em passeios com mais de 70Km, seu desempenho foi pífio. Alguns acham que foi a escolha errada do equipamento, correndo com o boizão. Ninguém entende porque ele abriu mão da sua verdadeira máquina. Com a saída de Léo ele passou automaticamente ao posto de vassoura. Muitos reclamam que para mantê-lo na prova, aumentam o tempo de conclusão do circuito em uma hora e meia e querem desclassificá-lo. Isso será decidido por comissão julgadora. Por enquanto postem comentários com sugestões.

Bidinha - Continua carecendo de uma boa bike para mostrar todo seu potencial. Abriu uma larga vantagem do seu concorrente (Urubatan) o que daria pra ele completar a prova andando sem perigo de ameças. Os maiores comentários foram a respeito do couro que levou de Matheus.

Matheus - Mais uma vez foi o grande destaque e medalha de prata. Precisa de uma boa alimentação e se poupar mais em alguns detalhes que esta idade passa a consumir. Montou uma boa estratégia de corrida, passando grande parte da prova se poupando, correndo atrás de Bidinha. Em seguida partiu para o ataque, ultrapassando-o e abrindo uma confortável vantagem que lhe garantiu a vice-liderança da prova. Dizem que Urubatan deve pedir conselhos a ele para melhorar seu desempenho.

Quanto a Eric Jr, foi um passeio, fez a boa prova. Dizem que reclamou muito pela demora na chegada dos outros. Mas ai fica fácil reclamar... Nas próximas Tiago e Beto vão acabar com essa prosa dele.

Beto não foi porque participou de uma competição de triathlon em Maceió na qual obteve um excelente resultado. Fotos e detalhes da prova serão divulgados posteriormente.

Tiago foi a grande falta. Tinha ficado de participar, mas no sábado, na inauguração de sua bike, pedalou tanto que no final pareceu estar um tanto que cansado. Os detalhes, com fotos, deste sábado postarei logo a seguir.

É claro que todas as bobagens acima, são apenas brincadeiras para dar mais motivação. Afinal todos estão de parabéns pelo excelente passeio e participação. É uma coisa muito saudável que dá ganho e qualidade de vida a todos.

Precisamos concluir falando também do apoio, com o carro acompanhando os atletas durante todo o trajeto para fazer registro, dar mais segurança e socorro em caso de acidente que por sinal não aconteceu nenhum. Sem falar daquela saladinha de frutas para levantar a moral dos atletas no final do passeio. Será criado sempre este padrão. Muito obrigado a todos.

10 comentários:

  1. Ótimo texto Sr. Eric,

    precisamos de mais espaço para a prática de atividades físicas, como o Sr. frisou; a nossa 232 não é a pista ideal pela falta de segurança, mas é sempre um desafio instigante para os ciclistas, sejam eles amadores ou profissionais.

    Gostaria deixar um recado para Léo: na próxima diz que o pneu murchou, comigo funciona! hehehehe!


    Abraço a todos que participaram de mais este pedal dos Tarta´s, na próxima estarei lá se Deus quiser e o pneu não furar...

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito mesmo de ter ido, mas preferi trocar o pedal para passar um dia inteiro com minha esposa. Faz tempo que não fico um dia todo com ela. Ela acorda muito cedo para ir a faculdade, trabalho e academia. Quando acordo ela já tem saido e quando chego a noite ela já está dormindo. Mas no próximo estarei junto a equipe. Estou na espera do post da inauguração da minha "Viúva Negra", é assim que venho chamando minha nova bike.

    Um grande abraço a todos e parabéns a toda equipe do Tartarunner.

    ResponderExcluir
  3. Grande Beto; preciso dos detalhes da sua prova em Maceió para postar aqui no tarta. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. oi, Uruba não falava que chegava sempre na frente de Mateus? Tava mentindo seu Uruba?

    ResponderExcluir
  5. Léo está conhecido como MARIA FUMAÇA de lenha verde pois todo pedal o motor dele fumaça logo no inicio(no aquecimento!!!). Mas Léo tem a sua importancia né Uruba?

    Eric de Oliveira Junior

    ResponderExcluir
  6. O que voce quis dizer com isso Junior? Que Uruba precisa de Léo pra ser o vassoura dele? Não faça uma maldade dessa.

    ResponderExcluir
  7. atençao gente vou fazer abaixo uma seria denuncia, que tenho percebido neste tartarunner.
    1- o tartarunner tem procurado fazer comentários e textos tedenciosos afim de favorecer a A B ou C conforme seja conveniente.
    2- acredito e brevemente vou provar que esses favorecimentos de comentários, são feitos em troca de "agrados" talves financeiro ou não sei, mas vou descobrir.
    3- alguns comentários inclusive não são dignos das veracidades dos fatos.

    vamos falar da BR232.denominada então como a porta do inferno.

    1- quando partimos para nosso desafio, eu, logo no início, fui extremamente prejudicado por seu eric junior juntamente com matheus, pois estava na frente do pelotao quando por estratégia deixei que os mesmo encostassem, foi quando o sr. eric junior usou de uma malandragem que me fez voltar ao tempo de infancia quando eu assistia o desenho animado da corrida maluca, pois esse individuo jogou alguma coisa na minha frente para que podesse pensar que era algo de sua bicicleta,(parecia o kid vigariste e metheus o mutley o cachooro) então eu inocentemente avisei que a bicicleta dele estava se desmanchando, e voltei para procurar o que tinha caído, achando que ele iria fazer o mesmo, só que não, era uma farsa, ele matheus e leo, se aproveitaram da minha inocencia e meteram bala (pedal), quando terminei minha busca na suposta peça que eu achava tinha caído dda bicicleta de junior, ha ha ha eles já estavam a uns 5 kms de distancia, mesmo assim fui atraz, passei o leo, bem sei que não foi grande coisa passar o leo, mas merece registro, e segui em perseguição aos outros dois trairas, só que o vento estava muito forte e realmente eu não conhecia bem a br232, então ficou difícil de criar uma estrategia mais agressiva afim de tirar a diferença adquirida por eles de modo nada esportivo, mesmo assim continuei firme sem desanimar e cheguei até o final muito bem tão bem que logo depois fui jogar bola, e a tarde fui caminhar 18 kms.
    Quanto a essa questão de distancia e velocidade, quero informar que o equipamento que uso na minha digamos boiao como foi apelidada, esta corretissimo, e marcou 34 kms na ida e 34 kms na volta ou seja total de 68kms mesma coisa na bicicleta de matheus, com velocidade média de 21.6 está registrado. essa marcação feita através da tartarunner está tão equivocada quanto o texto e comentário acima.

    ResponderExcluir
  8. Uruba falou e disse. Este Tartarunner está tendencioso e agindo de forma desleal só porque o senhor é velho. Abaixo a discriminação conta os idosos. URUBA é a nossa voz !!!!

    ResponderExcluir
  9. Eric Jr aliciando Mateus para o mal.
    Mateus "o secretário do mal"!

    ResponderExcluir
  10. Luba;
    Parabéns pelas suas explicações.Você fez uma denúncia muito grave e deve ser bastante investigada e apurada até porque compromete os trabalhos de todos os atletas que participam de atividades ligadas ao Tartarunner. Isso não pode acontecer. Principalmente quando atletas já velhacos no esporte, fica seduzindo jovem como Mateus para o mal. Isso é uma forma de corrupção de menor e um crime na lei do ECA (Estatuto da criança e adolescente). Além do mais aplicando golpe contra os idosos, explorando a igenuidade deles com falsidades ideológicas. Se você contratar uma advogado certamente vai colocar este meliante na cadeia.

    A direção do Tartarunner sente profundamente este golpe. E para não ser taxada de tendenciosa, vai aguardar o posicionamento das partes, e decreta a suspensão temporária de todo o resultado da competição.

    ResponderExcluir