Dizem que consultor é a pessoa que nós pagamos para dizer tudo aquilo que nós já sabemos. No Bike fit não é a mesma coisa e no meu caso específico posso dizer que foi a fórmula científica e milagrosa de quebrar paradigmas.
Na verdade, eu já tinha recebido diversos conselhos e dicas de ajustes na minha bicicleta e vivia sempre reclamando do desconforto. Selins e mesas eu tenho aos montes. O pior é que estou pretendendo pedalar distancias maiores, de 60 a 80 km e atualmente passar dos 40Km significa arrebentar todos os meus países baixos.
Conversando com meu filho, falei pra ele do meu desejo e que pretendia até comprar uma bike nova. Ele me aconselhou começar pelo caminho certo que seria realizar um bike fit. Assim eu poderia testar os ajustes na minha bike atual, identificar qual melhor modelo que se adapte às minhas necessidades e assim evitar gastos em compras erradas. Além é claro de receber uma bicicleta totalmente ajustada às minhas medidas.
Resolvemos então viajar de Recife para João Pessoa, até a loja BikeTech do nosso PEPE que é quem presta o melhor serviço de Fit na nossa região e quem sabe do nosso país. A pior parte foi agendar um dia na sua concorrida agenda. Só tinha vaga para dois meses à frente. Com muito jeito, a boa vontade dele e uma desistência, conseguimos encaixar para intermináveis 15 dias após. Chegado o dia, viajei com dona Helba e minha bike para fazer o fit.
Bike fit na realidade é uma série de ações de registros, métricas e análises que só não fica cansativo por causa do bom humor e dedicação de PEPE. Nós sentimos que ele faz aquilo por amor e até esquece que é comerciante passando a venda a ser um assunto secundário. O bate-papo é muito enriquecedor e pegamos muitas dicas com ele.
O nosso corpo é todo medido e registrado no computador com muita sede de informação. É feito também uma avaliação da situação atual. Nós pedalamos na nossa bike no rolo e ele registra com fotos para fazer comparações mais adiante.
Depois que todas as medições são processadas, é emitido um resultado final que é um painel esquemático com todas as medições. A partir daí começam os ajustes finos na nossa bike e ela passa a ficar com as medidas do fit. O computador também sugere uma série de modelos baseado nessas medidas que são interpretados por PEPE e ele faz análises e sugestões, conforme nossos desejos.
Logo em seguida é analisado nossos vícios de postura conforme as fotos do levantamento inicial. Um treinamento de postura, nova forma de pedalar e eliminação de vícios completam o trabalho. Após o treinamento, novas fotos são tiradas e a comparação é impressionante. No meu caso foram quebras de paradigmas mesmo, como por exemplo, o drop, que em vez de diminuido, foi aumentado.
Claro que ainda não assimilei todas as mudanças de postura mas já observei melhoras consideráveis no resultado do pedal. Tenho saído bem mais inteiro e meus países baixos e minha lombar estão agradecendo. O que mais valeu a pena no fit foi aumentar a minha confiança para quebrar paradigmas e abrir a mente para novos desafios. Façam que vale a pena mesmo. Em PEPE, é claro.
Muito legal o texto. Tenho que marcar o meu fit com PEPE.
ResponderExcluirTiago; com toda sinceridade, enquanto fazia o fit, uma das pessoas que pensei foi em você e sua viúva negra. Voces depois do fit vão "voar baixo", como PEPE costuma dizer. A dificuldade é marcar com ele. Se quer ainda fazer este ano, é bom começar logo.
ResponderExcluirFiz mais um treino hoje. De força e giro. Estou usando sapatilha clipada e fiz treino de adaptação também. Foi excelente. A cada dia me condiciono mais à nova postura. Satifeitissimo.
ResponderExcluirPrincipais mudanças após o fit. Primeiro o selim. Estou com o Fizik Gobi, com isso acabou o martírio das assaduras. Segundo a altura do cavalo, aumento do drop, aumento da mesa e o encurtamento do guidon, me deixou numa posição aero bem melhor e sinto mais facilidade para fazer força no pedalar. Terceiro a cabeça, com toda a melhora estou bem mais motivado.
ResponderExcluirNo clip, redondo: chute, compressao, retorno, puxada.
ResponderExcluirFui em João Pessoa junto com o Sr. e Eric Jr. e vi de perto a dificuldade que é programar um bikefit com o Mestre Pepe. Mas poucos minutos de conversa foram suficientes para entender o por quê disso. O amor que ele tem pelo esporte é incrível, acho até que ele dorme e acorda com o ciclismo na cabeça (hehe!), é um grande estudioso e com certeza (como disse vc mesmo Seu Eric) o melhor da região e quem sabe do país.
ResponderExcluirApesar de achar que estou perfeitamente adaptado a minha bike, não vejo a hora de sobrar uma graninha e um tempinho para fazer o fit na BikeTech.
Parabéns pelo fit Seu Eric e me parece que daqui pra frente o Sr. terá uma vida nova em cima da bike!
Um abraço a todos!
Amanhã, Quinta, é dia de fazer mais um treino na Aurora. Tenho que fazer jus ao fit, eheheheh
ResponderExcluir