terça-feira, dezembro 27

2011 Foi o ano do bem

Esse ano (2011) termina com resultados bastantes positivos e que vai ficar marcado para sempre na minha vida. Eu tinha em mente em falar um monte de coisa neste post, tipo:

Falar do inicio de tudo, das primeiras provas e dos primeiros resultados, do nascimento deste blog, da melhoria na minha qualidade de vida, dos bons resultados que obtive na saúde pela prática do esporte, da construção das novas amizades, da aproximação dos velhos e bons amigos, do fortalecimento dos nossos relacionamentos, do prazer imenso em acompanhar as provas que não participei e da sensação de felicidade das que participei, enfim, seria um interminável post, um post de explosão do espírito natalino que habita entre nós nesta época do ano.

Mas pra não ficar muito extenso, gostaria de agradecer "de coração" a todos com quem compartilhei esses momentos de felicidades e fazer votos que em 2012 essa jornada se torne ainda melhor. Vamos todos correr para alcançar as nossos sonhos e quero ter o prazer de compartilhar com todos as nossas vitórias.

 Um abraço a todos e muito obrigado pelos incentivos e pela grande paciência que tiveram comigo.

quinta-feira, novembro 3

Primeira pedalada de Speed - Merida

Atualmente pedalo numa Fuji Tahoe (MTB) e estou bem encaixado nela, principalmente depois do bikefit que fiz com nosso amigo Pepe (Biketech-PB). A prova é que aumentei a distância, volume e qualidade dos treinos e diminuí reclamações, dores, preguiça, etc. Pedalar agora é prazer mesmo.

Acontece que venho  me programando para pedalar com bicicleta do tipo speed. Sabem por que? Eu também não, mas tenho esta vontade. Ás vezes acho que é só pra mecher no que está quieto. Na verdade quero estar apto para pedalar distâncias mais longas em estradas (asfalto) e acredito que numa speed o rendimento possa ser melhor. Fora isso, o grupo com quem eu mais pedalo usam speed e isso me motiva para tal mudança. E agora já está decidido, até porque, ganhei do meu filho uma Merida que ele usava pra treinos. É um empréstimo a título de doação, rsrsrs.

O primeiro passo foi fazer uma manutenção caseira na bichinha que estava precisando de água, graxa e cêra. Eu mesmo fiz a faxina, polí e lubrifiquei ela toda. Em seguida, com as medidads do meu bikefit, procurei ajustar ao máximo e confesso que foi bastante trabalhoso. Ficou bom o suficiente para fazer uso e tentar se adaptar ao equipamento. Mais na frente devo fazer um novo fit com ela.

 Finalmente o primeiro treino foi hoje de manhã na Aurora, o local daqui de Recife que utilizo pra treinar. O treino seria apenas rodar em toda extensão da rua da Aurora várias vezes afim de sentir a bixinha e pegar a manha.
Minhas impressões iniciais é que a bicha é muito arisca e requer muito mais atenção ao "volante". O pneu fino e calibrado requer cuidados especias às irregularidades da pista. A falta de amortecedor é bastante sentida e também influencia no modo de "dirigir".  A mudança de local das alavancas além de ficar estranho, incomoda um pouco e sentí muito desconforto nas mãos, coisa de marinheiro de primeira viagem.

O lado bom é a agressividade na velocidade. Ela está sempre pronta pra disparar. Você, por mais que não queira, fica numa posição aerodinâmica maior. Sentí melhora no câmbio, nas passagens das marchas. A minha MTB é Deore e a speed está com Sora 8V. Mas ainda assim achei melhor as passagens entre marchas nas catracas, será que foi apenas impressão?

O encaixe na bike é que ainda não rolou legal. Estranhei muito a nova postura e o que mais incomodou, por incrível que pareça, foram as mãos. Sentí muitas dores talvez provocada pelo volume de peso jogado nelas devido ao imenso pânceps que não me dá forças pra segurar o peso do corpo.

O treino foi curto, menos de uma hora e acredito que não tenha sido tempo suficiente pra provocar modificações. Vou usá-la um pouco mais e a partir daí, fazer os pequenos ajustes antes do fit final. Em paralelo vou pensando em melhorar a "máquina". Pretendo mudar todo o grupo sora/Tiagra para o 105 e o pneu por um mais largo. Coisas para 2012. Primeiro vamos socar a bota.

terça-feira, novembro 1

Corrida Farmácia Bompreço - Resenha

Esta corrida foi boa em vários aspectos. Aumentamos o número de tartas participando, melhoramos nossos desempenhos, Não houve contusões e saiu todo mundo extremamente feliz com seus resultados.

Afonso e Mário Bione fizeram sua estréia no grupo. Eles já corriam avulsamente e desta vez até a inscrição foi em nome da escuderia Tartarunner (rsrsrs).

Tiago e Belinha como sempre, é presença marcante. A novidade é que Belinha abandonou de vez os 5KM e parece que já anda pensando em fazer algumas provas de 21Km. 

Júnior não veio com Eli que  está no departamento médico em virtude de um pequeno acidente doméstico. Nada muito sério, apenas alguns pontos e um pouco de dor.

A ausência muito sentida foi de Beto que estava em Porto de Galinhas mandando bala no seu treino de ciclismo.

Dona Helba foi a responsável pelos registros fotográficos e tomou sol até umas horas. Eu retornei às corridas depois do exaustivo descanso médico forçado, muito feliz com os bons resultados dos últimos exames cardiológicos.

Uma das falhas da organização da prova foi nas inscrições de EricJr e de Mário Bione. Até o presente momento eles ainda não tem o tempo deles apurados. Vamos querer o dinheiro de volta, eheheh.

A tenda da HCJ fez uma falta danada. Nesta prova eles não se instalaram porque grande parte da equipe estava participando de provas internacionais.

Resultado dos Walkers
05km - Afonso Bione - 00:30:08
05km - Eric         - 00:36:50
05km - Mário Bione  - 00:32:00(valor aproximado por falha da organização)

 Resultado dos Runners
10km - Eric Jr      - 00:47:00(valor aproximado por falha da organização)
10km - Isabelle     - 01:18:00
10km - Tiago        - 00:59:24

Em conversas com os atletas, estavam todos satisfeitos com seus resultados e como sempre, achando que podem melhorar mais na próxima prova. Eu ainda tento entender como consegui baixar tanto o meu tempo. Já passei o filme várias vezes pra ver se não queimei parte do percurso ou se não peguei carona em alguma moto que passava. Mas parece que foi isso mesmo. Saí da casa dos quarenta e entrei na casa dos trinta. Espero que seja pra sempre. Os Biones já anunciaram  que na próxima serão sub 25 e pretendem passar para os runners (10km).

Um abraço a todos e até a próxima prova.

quinta-feira, outubro 20

Resultado da Corrida do Fogo 16/10/2011

Esta foi uma das melhores corridas para mim, embora eu não tenha corrido. O corpo de Bombeiros abre suas portas como verdadeiro anfitrião e recebe calorosamente todos os participantes e acompanhantes. O espaço externo do quartel é tomado pelos stands das academias de ginástica, consultorias esportivas, pelos equipamentos de salvamentos expostos e pelo público em geral. A coisa toda junta e misturada fica bonito demais.

 É hilariante a alegria dos corredores e é cada figura que aparece. Dentre eles entrevistei Capilé de Carpina, que correu com aquele "turbante" enorme de maracatú rural. Segundo ele o peso não é o problema e sim o tremendo calor que aquilo ia produzir. Mas ele garantiu que ia ter um bom desempenho porque já estava acostumado.

Os primeiros tartas que avisto é Eric Jr. e Elisângela. Eles tinham acabado de pegar o chip de Junior que já começava a se calçar para a prova. Logo em seguida avistei Tiago com seu novo visual mais magro. Por fim chega Beto naquela tranquilidade de sempre. Todos chegaram em boa hora e deu tempo pra conversar um pouco, trocar idéias sobre a corrida e se preparar para os alongamentos. 

Conversei um bocado com os atletas da HCJ e batí um monte de fotos de todos. Me empolguei tanto que descarreguei a máquina antes da hora e não deu pra registrar todas as chegadas dos tartas.

 O destaque da corrida  foi a organização. O Batalhão do corpo de Bombeiros  garante uma segurança difícil de encontrar em outros eventos (sem exageros). Outro destaque foi para nossos atletas que mesmo debaixo de um calor infernal completaram a prova com um bom tempo e muita felicidade. Abaixo as fotos para aquela espiadinha. Até a corrida do Bompreço !!!

domingo, outubro 16

Treino de 15/10/2011


232, Pedal e Lama para alegrar os corações.


Adoro pedalar na BR232. Eu não canso de falar isso. Mas é que o clima do local, com os ciclistas subindo e descendo a estrada, as suas paisagens, as subidas com seus gráus de dificuldades, seus acostamentos de qualidade regular, o posto que serve de estacionamento para nossos veículos, a lanchonete com a sua aguinha de coco geladinha e tudo o mais que o local oferece faz a diferença de todos os locais que conheço. E sempre tem uma novidade a mais. Dessa vez foi a laminha na cara pra dificultar mais ainda a pedalada.

Não que já tenha pedalado debaixo de chuva, mas dessa vez foi diferente porque a chuva já tinha parado e ai ficou apenas o piso da estrada molhado com suas poças dágua. As rodas da magrela levantavam a lama e não tinha a bendita chuva pra fazer a limpeza. Resultado: Lama da cabeça aos pés. Mais ainda, muita dificuldade pra não levar tombo devido aos pneus especias que uso, totalmente lisos. Imaginde descer uma ladeira com mais de 55km por hora em cima de uma bike com pneus bem lisos e bem calibrados,  com os pés presos pelo clipe, com os óculos todo sujo e ainda um monte de poças dágua pra tentar se livrar e impedir deslizes....
Eu sei que vocês devem estar pensando que tudo isso é loucura, que é muito risco, que não vale a pena, mas vale e muito. Podem perguntar para qualquer ciclista que eles vão achar um monte de argumentos para justificar o fato que vão desde a adrenalina até a negativa do perigo. O que eu digo é que é pra isso que servem os treinos, para minimizar os riscos e intensificar o prazer do esporte. E que um pouco de cautela é sempre bom embora muitos abram mão disto em busca de resultados. 

Confesso que o friozinho na barriga é apaixonante. E neste sábado foi mais ainda.  Muito momento de tensão mas nada de muito risco. O pedal foi feito dentro daquilo que estava programado: 40 Km em pouco menos de duas horas. 
 
Quanto a lama, nada a declarar. Faz parte . Não foi a primeira e nem vai ser a última vez que isso vai acontecer. Um bom banho e uma boa lavada nos equipamentos vai deixar tudo normal. Lavou tá novo de novo !

Fica agora a vontade de voltar lá e ver se melhoro estes índices. Ai sim é preciso melhorar. Cada vez que vou lá, vejo o quanto preciso evoluir para alçar vôos maiores que vivo sonhando fazer. Além da média de 23,5 por hora preciso ampliar este pedal para algo acima de 60Km. Só assim poderei realizar novos sonhos. Não sei se vai ser possível mas vou treinar bastante para tentar conseguir. Se minha saúde permitir, vontade é que não falta.

Um abraço a todos e fiquem com Deus.

terça-feira, outubro 11

IX Corrida do Fogo 16/10/2011

A Corrida do Fogo  é uma das belas provas que acontece no Recife e faz a homenagem ao corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Já está na sua nona edição e é sempre um sucesso de público e organização.
Foi nesta corrida que há um ano atrás, os tartarunners iniciaram suas carreiras e ela trás grandes e boas recordações. 

Para esta edição, não podia ser diferente, os tartas já estão inscritos. E nós vamos acompanhar de perto, torcendo muito e registrando tudo com as lentes de nossas câmeras para depois divulgar os resultados no nosso site.

Essa seria a corrida que eu gostaria de participar, não fosse a determinação médica de suspender corridas até fazer alguns exames que por sinal já foram feitos e aguarda a liberação médica. Agora não dá mais.

 Já concelei todos os compromissos que tinha assumido pra este fim de semana e a corrida passa a ser prioridade total. Quero ver Tiago, Beto e Júnior detonando. Todos tentando baixar os seus últimos índices que com certeza serão batidos. Quem chegar primeiro vai pagar uma rodada de guaraná.

A torcida organizada já está se organizando !!!

IX corrida do fogo
Data: 16/10/2011
Largada: 08:00 Horas
Local: Quartel Geral do Corpo de Bombeiros
Distância(s):
5KM Caminhada
10KM Corrida de rua
Valor: 30,00
Inscrições, clique aqui !

sexta-feira, setembro 30

Curtas da semana 25/09/2011 a 30/09/2011

 Tarta 1 
Afonso Bione está em ritmo acelerado de condicionamento. E vem com carga total mesmo. No último treino fez um quilômetro em 5:25. Segundo ele, quer fechar a prova de 5Km como sub 30. Ele alega sempre que a base para isso é o seu passado de atleta. Hanhãã !!

Tarta 2 
Mais uma Tarta tirando o ferrugem. É o grande Newton que já adquiriu um tênis novo e quer apenas fazer caminhadas leves. Apesar disso acredito ser ele um forte candidato a participar conosco na próxima prova. Deixa o micróbio da corrida vai invadir seu corpo !

Cadê os Urubas?
Acho que o título "A porta do Inferno" que foi dado ao treino na BR232 foi muito bem empregado. Parece que o pedal espantou os Urubas que esfriaram mesmo. Agora só querem fazer trilhas e andam conspirando bastante inclusive com troca da máquinas e tudo mais.

Pedalando Clipado
Estou começando uma nova fase pedalando clipado. É um pedal da marca Quartz Look e a sapatilha Shimano SPD M077 de mountian bike. Por enquanto treino pra me adaptar e evitar a primeira queda. Mas posso dizer que realmente é outra coisa. Então nas subidas, nem se fala.

segunda-feira, setembro 26

BikeFit – Vale a Pena ?

Dizem que consultor é a pessoa que nós pagamos para dizer tudo aquilo que nós já sabemos. No Bike fit não é a mesma coisa e no meu caso específico posso dizer que foi a fórmula científica e milagrosa de quebrar paradigmas. 

Na verdade, eu já tinha recebido diversos conselhos e dicas de ajustes na minha bicicleta e vivia sempre reclamando do desconforto. Selins e mesas eu tenho aos montes. O pior é que estou pretendendo pedalar distancias maiores, de 60 a 80 km e atualmente passar dos 40Km significa arrebentar todos os meus países baixos. 

Conversando com meu filho, falei pra ele do meu desejo e que pretendia até comprar uma bike nova. Ele me aconselhou começar pelo caminho certo que seria realizar um bike fit. Assim eu poderia testar os ajustes na minha bike atual, identificar qual melhor modelo que se adapte às minhas necessidades e assim evitar gastos em compras erradas. Além é claro de receber uma bicicleta totalmente ajustada às minhas medidas. 

Resolvemos então viajar de Recife para João Pessoa, até a loja BikeTech do nosso PEPE que é quem presta o melhor serviço de Fit na nossa região e quem sabe do nosso país. A pior parte foi agendar um dia na sua concorrida agenda. Só tinha vaga para dois meses à frente. Com muito jeito, a boa vontade dele e uma desistência, conseguimos encaixar para intermináveis 15 dias após. Chegado o dia, viajei com dona Helba e minha bike para fazer o fit. 

Bike fit na realidade é uma série de ações de registros, métricas e análises que só não fica cansativo por causa do bom humor e dedicação de PEPE. Nós sentimos que ele faz aquilo por amor e até esquece que é comerciante passando a venda a ser um assunto secundário. O bate-papo é muito enriquecedor e pegamos muitas dicas com ele. 

O nosso corpo é todo medido e registrado no computador com muita sede de informação. É feito também uma avaliação da situação atual. Nós pedalamos na nossa bike no rolo e ele registra com fotos para fazer comparações mais adiante. Depois que todas as medições são processadas, é emitido um resultado final que é um painel esquemático com todas as medições. A partir daí começam os ajustes finos na nossa bike e ela passa a ficar com as medidas do fit. O computador também sugere uma série de modelos baseado nessas medidas que são interpretados por PEPE e ele faz análises e sugestões, conforme nossos desejos. 

Logo em seguida é analisado nossos vícios de postura conforme as fotos do levantamento inicial. Um treinamento de postura, nova forma de pedalar e eliminação de vícios completam o trabalho. Após o treinamento, novas fotos são tiradas e a comparação é impressionante. No meu caso foram quebras de paradigmas mesmo, como por exemplo, o drop, que em vez de diminuido, foi aumentado. 

Claro que ainda não assimilei todas as mudanças de postura mas já observei melhoras consideráveis no resultado do pedal. Tenho saído bem mais inteiro e meus países baixos e minha lombar estão agradecendo. O que mais valeu a pena no fit foi aumentar a minha confiança para quebrar paradigmas e abrir a mente para novos desafios. Façam que vale a pena mesmo. Em PEPE, é claro.

sexta-feira, setembro 23

Lugares Para Pedalar – Pernambuco – Barra de Jangada

Barra de Jangada é um bairro litorâneo do município de Jaboatão dos Guararapes, cidade que integra a região metropolitana do Recife. Esta praia se interliga com o município de Cabo de Santo Agostinho através da ponte do Paiva, único local a cobrar pedágio no nosso estado. É um local privilegiado com suas belezas naturais e as belas mansões. 

O nosso Tiago, um atleta de muita sorte, costuma fazer seus treinos curtos de bike utilizando este espaço. Abaixo seguem alguns detalhes básicos levantado e escrito por ele e segurem a inveja.

Conservação: A pista foi construída a pouco tempo e seu estado é muito bom. Existem alguns pequenos trechos que foi recapeado, mas nada que precise desviar. Nota 9

Limpeza: Por ser perto da praia existe um pequeno trecho que fica com um pouco de areia quando venta muito. Por não ter muito acesso de pedestres e por ser uma via que serve de entrada a uma rodovia paga, a pista está sempre limpa. Nota 10.

Segurança: Apesar de não ter acostamento, a pista é muito larga, dá para pedalar tranquilo. A melhor hora é entre 4h30 e 6h30. Depois deste horário o tráfego aumenta por conta dos transportes que levam os funcionários para o Porto de Suape. Mesmo com esse movimento dá para pedalar tranquilo. Através das fotos vocês irão perceber que raramente aparecem carros. Nos finais de semana o tráfego aumenta um pouco depois das 8h por conta do fácil acesso às praias do litoral sul. Não existe posto policial por perto, apenas os guardas que fazem a segurança no Centro de Controle Operacional do pedágio da Rota dos Coqueiros (nome que se dá ao trecho que vai da Ponte do Paiva a Itapoama). Nota 8. 

Altimetria: O trecho é 100% plano, mas se quiser treinar um pouco de subida, pode fazer um sobe e desce na Ponte que liga Barra de Jangada a Ilha do Amor, no Paiva. 

Distância: O percurso tem uma distância de 6,7Km (ida/volta).  

Serviços: Não tem oficinas de bike por perto. Não existe lanchonete no local, apenas algumas barracas na praia e restaurantes mais familiares beirando o Rio Jaboatão, que por sinal tem um ótimo cardápio e uma vista maravilhosa. Para quem vai de carro pode deixar o carro estacionado no início da estrada ou no final, próximo ao pedágio. 

Parecer Final: O local é muito propício para prática do triathlon. Fora o beleza natural do lugar, dá para treinar bike e run sem problemas. Existe a possibilidade de um treino de natação no Rio Jaboatão, mas como ali é um berçário de tubarões, o risco de ser atacado por um é grande, além de alguns barcos e JetSkys que por lá passam. 

Para quem quiser fazer um percurso maior pode atravessar a ponte e ir até Enseada dos Corais pela via litorânea (Rota dos Coqueiros). A via litorânea tem uma ciclovia de concreto muito boa para pedalar, mas para treinos específicos de bike não funciona bem por conta das diversas curvas fechadas durante todo o trajeto. Para treinar run é perfeito. O percurso até o outro pedágio, que fica em Itapoama, é de 6,2Km. No trecho entre Itapoama e Enseada dos Corais existe uma subida muito boa com uma inclinação acentuada que dá para fazer um treino legal de sobe/desce e tem um visual alucinante da Praia de Itapoama.

NOTA GERAL: 9

Lugares para Pedalar em Pernambuco


Uma das maiores dificuldades para quem gosta de ciclismo, corrida ou triatlon, é a falta de locais adequados para praticar o esporte. Os nosso inteligentes políticos não pensam nisso e somos carentes de serviços e equipamentos públicos para prática de tais esportes. O jeito é improvisar e fazer uso das estradas e avenidas, competindo de forma desleal com ônibus, caminhões, carros e motos, arriscando as nossas próprias vidas.

Pensando nisso, os Tartarunner`s decidiram arregaçar as mangas e preparar uma série de matérias sobre alguns lugares daqui de Pernambuco, e quem sabe futuramente de estados vizinhos, digamos assim, menos arriscados, para fazer um bom pedal ou correr e até praticar uma natação. Tudo sobre a ótica dos nossos grandes esportistas Beto, Eric, Tiago e esse que vos escreve.

A idéia é divulgar alguns locais que nós treinamos. Tudo testado e aprovado pelo grupo. Podendo servir para que atletas tomem conhecimento da existência dos mesmos e façam suas escolhas.

O grupo está bastante motivado e pretende se esforçar ao máximo para fazer um bom trabalho. A primeira matéria já está decidida e será a pista da praia do Paiva, onde Tiago costuma fazer os seus treinos quase que diários. Um lugar maravilhoso que vale a pena conhecer.

segunda-feira, setembro 19

Itamaracá - A toca dos TartaRunners

É comum ver muitos ciclistas pedalando no caminho para a Ilha de Itamaracá. As estradas asfaltadas e um acostamento de qualidade "razoavel", digamos assim, favorecem à pratica do esporte tanto em bicicletas de MTB (mountain bike),  como nas velozes Speed. A bela paisagem e a tranquilidade do local complementam a opção por este passeio.

Agora tem mais um ingrediente: A Pista da BR 101. Com sua construção interminável e de qualidade duvidosal,  cuja deficiência ressalta aos olhos mesmo de quem não é especialista no assunto, tem quase que concluída uma parte de uma de suas mãos. Mesmo assim, com diversos trechos já apresentando pequenos problemas. É lamentável ver nosso governo gastar rios de dinheiro em obras de baixíssima qualidade. Com toda desgraça, sou mais a construção da  BR 232. Os orgãos de fiscalização deveriam estar de olho !

Mas temos que aproveitar enquanto tá novo. Ai temos uma belíssima opção para um pedal mais longo. Foi feito um teste drive neste domingo em um trecho que saiu do forte Orange na Ilha de Itamaracá, passou por Itapissuma, Igarassu, seguiu pela 101 e foi até Goiana, voltando no acesso à praia de Pontas de Pedras. Trecho total (ida e volta) de aproximadamente 85 km. Feitos em aproximadamente 90 minutos.

A dificuldade ficou em techos entre Itapissuma e Igarassú (trafégo e acostamentos estragados). Foi ruim também ver partes de acostamentos não concluídos na novíssima BR 101. Mas nada que estragasse o Pedal. Aliás precisamos usar logo porque acho que a "grande obra" não aguenta um inverno.

O destaque fica na geografia do local. Com muitas subidas e descidas, em grande parte, retas, que o ciclista quando vê, fica com aquela vontade de "socar a bota". É impressionante como é bonito. Vale a pena conferir.

Se depender deste que escreve, Itamaracá já tem uma "toca" onde os tartarunners podem se hospedar para fazer este circuito em seus treinos, em seguida descansar à vontade. É o local ideal para a preparação e  partida em busca de bons resultados nas provas pelo mundo afora.

Como não podia deixar de ser, seguem as fotos para aquela espiadinha básica !

terça-feira, setembro 13

Atividades do fim de semana 10 e 11 SET 2011

Os Tartarunners não param. E como não podia deixar de ser aconteceram várias atividades que foram registradas pelas lentes dos nossos fotógrafos. Segue o log das atividades e logo a seguir as fotos para dar uma espiadinha, é claro !

Sábado 10/09/2011 
Conseguimos registar dois tartas se exercitando na PE22. Começaram com um pedalzinho de leve e logo a seguir uma coridinha básica só pra esquentar os músculos. Não se fala em números porque é treino mas eu ví que foi puxado. A novidade ficou na volta ao pedal deste que vos escreve. Pedalei leve e matei a secura que estava contida a muito tempo. 

Visita a João Pessoa
Um grupo de tartas partiram em direção as lojas de bikes da capital da Paraiba, ver novidades e agendar bike fit com o glorioso PEPE. Foi uma viagem bastante divertida. Registramos em fotos os possíveis lançamentos das bikes que os atletas estão planejando adquirir.


Domingo, 11/09/2011
Mais um passeio na nossa querida BR232. O pelotão composto pelos três mosqueteiros socaram a bota e fizeram a distância parecer fichinha. Cada um com desempenho melhor que o outro. É... se continuar assim os atletas terão bons resultados na prova alvo de 2012. Todos do tartarunner estão na torcida, Avante !!


terça-feira, setembro 6

Olha Beto ai gente...

O Grande Beto Participou da Prova de Sprint Triathlon em Maceió neste Sábado 03/09/2011. Segundo ele os resultados é segredo de estado e não quer divulgar pra não deixar o resto da galera humilhada. A Tartaruga avisa: "Se cuida pessoal que o Tufão Vermelho vem ai..."

Treino Inaugural da Viúva Negra

Neste sábado 02/09/2011 foi o treino  inaugural da Cervélo P2. A bela máquina de Tiago rolou pelas pistas da PE22. Para concluir o treino, nada como uma corridinha básica de 5Km. EricJr e Tiago ficaram exaustos mas com gostinho de quero mais. É o início da preparação para o Meio Ironman. Treinando assim teremos bons resultados. A tartaruga  registrou tudo.


segunda-feira, setembro 5

BR 232 – A Porta do Inferno

Pernambuco tem carência de boas pistas para a prática do ciclismo. Nossos dirigentes não dão a mínima para o nosso esporte. Porém a natureza é nossa amiga e nos proporciona uma bela paisagem e um bom clima para quem tem a coragem de se arriscar a pedalar nos acostamentos da BR 232. Não é seguro, mas também não tão arriscado e a cada dia os atletas tomam conta do espaço dando aquele colorido especial.

O Melhor da 232 é a geografia do lugar, cheio de subidas leves, moderadas e até mais radicais, como é o caso do trecho da serra das russas, que só atletas com bom preparo se arriscam a escala-las. Ciclista de valor na nossa região tem que passar por esta experiência, por este batismo.

E como não poderia ser diferente alguns atletas do nosso Tartarunner fizeram isso neste domingo 05/09/2011, num dia de sol belíssimo, com clima bem ameno e muito vento, fruto de um verão que está a começando na nossa região. Os atletas sentiram o peso da porta do inferno, apelido que estou dando agora a nossa querida BR. Num trecho pequeno de apenas 60,1Km, saindo no sentido Recife-Vitória de Santo Antão, iniciaram o percurso de 6:20h e o último concluiu aproximadamente às 10:20h.

Foi muito bom para nossos ciclistas de passeios urbanos, que param a cada sinal, que descansam no meio dos percursos, que nunca tiveram a experiência de manter um pedal constante e sem descanso durante um trajeto acima de 50km, o mínimo pra ser considerado um verdadeiro pedal, tivessem a sua primeira experiência. Agora estão todos batizados e com suas histórias a contar. Claro que tem que melhorar, baixar o tempo, aumentar mais a distância até vencer as Serras das Russas.

Outro ponto importante do passeio foi aferir os equipamentos desregulados. Alguns chegavam a marca de 20%, tentando afirmar um percurso acima de 70Km. Mas a marcação com o Garmin, via satélite e sua confirmação com o velocímetro do veículo de apoio, desmitificaram estes números. Vamos aos destaques dos atletas no passeio:

Léo – Dizem que ele não conseguiu o índice de velocidade suficiente para participar do passeio e foi convidado pela comissão de prova a se retirar no primeiro ponto de retorno, nas imediações de Bonança. Com isso saiu no lucro garantindo um índice proporcional de participação em apenas 24Km.

Urubatan – Apesar da experiência em passeios com mais de 70Km, seu desempenho foi pífio. Alguns acham que foi a escolha errada do equipamento, correndo com o boizão. Ninguém entende porque ele abriu mão da sua verdadeira máquina. Com a saída de Léo ele passou automaticamente ao posto de vassoura. Muitos reclamam que para mantê-lo na prova, aumentam o tempo de conclusão do circuito em uma hora e meia e querem desclassificá-lo. Isso será decidido por comissão julgadora. Por enquanto postem comentários com sugestões.

Bidinha - Continua carecendo de uma boa bike para mostrar todo seu potencial. Abriu uma larga vantagem do seu concorrente (Urubatan) o que daria pra ele completar a prova andando sem perigo de ameças. Os maiores comentários foram a respeito do couro que levou de Matheus.

Matheus - Mais uma vez foi o grande destaque e medalha de prata. Precisa de uma boa alimentação e se poupar mais em alguns detalhes que esta idade passa a consumir. Montou uma boa estratégia de corrida, passando grande parte da prova se poupando, correndo atrás de Bidinha. Em seguida partiu para o ataque, ultrapassando-o e abrindo uma confortável vantagem que lhe garantiu a vice-liderança da prova. Dizem que Urubatan deve pedir conselhos a ele para melhorar seu desempenho.

Quanto a Eric Jr, foi um passeio, fez a boa prova. Dizem que reclamou muito pela demora na chegada dos outros. Mas ai fica fácil reclamar... Nas próximas Tiago e Beto vão acabar com essa prosa dele.

Beto não foi porque participou de uma competição de triathlon em Maceió na qual obteve um excelente resultado. Fotos e detalhes da prova serão divulgados posteriormente.

Tiago foi a grande falta. Tinha ficado de participar, mas no sábado, na inauguração de sua bike, pedalou tanto que no final pareceu estar um tanto que cansado. Os detalhes, com fotos, deste sábado postarei logo a seguir.

É claro que todas as bobagens acima, são apenas brincadeiras para dar mais motivação. Afinal todos estão de parabéns pelo excelente passeio e participação. É uma coisa muito saudável que dá ganho e qualidade de vida a todos.

Precisamos concluir falando também do apoio, com o carro acompanhando os atletas durante todo o trajeto para fazer registro, dar mais segurança e socorro em caso de acidente que por sinal não aconteceu nenhum. Sem falar daquela saladinha de frutas para levantar a moral dos atletas no final do passeio. Será criado sempre este padrão. Muito obrigado a todos.

quinta-feira, setembro 1

A Primeira Bike Ninguem Esquece



Entenda-se por primeira bike não aquela que ganhamos de presente dos pais ou avós, apesar de ser muito boa também. Estamos falando daquela que compramos com consiencia, com muito estudo, com muita análise. c.r.i.t.e.r.i.o.s.a.m.e.n.t.e.  Aquela que precisamos pra atender não a desejos e vaidades, mais às necessidades reais de "atleta" que participando de competições em equipamentos não tão bem adequados pra proporcionar desempenho,  perdeu segundos e minutos preciosos em suas competições.

Sim, está ai é considerada "A primeira Bike". Com ela vem junto o que é mais importante nas nossas vidas, Os mais limpos e puros sentimentos de esperança, sonhos e felicidades.

Faz sentido sim Tiago, comparar a sua Cervélo a uma criança, que só vai ser destronada quando vier realmente o grande herdeiro. Por enquanto considere assim, trate-a com carinho e certamente ela vai lhe garantir momentos de glórias e felicidades.

Não tenha dúvida que com ela você certamente conseguirá alcançar o seu maior desafio que é participar do Meio Ironman Brasil 2012 e ter um excelente desempenho, digno do equipamento que está em suas mãos.

Parabéns a você e Bellinha, dois grandes atletas.

Homenagem de Todos Atletas que Fazem o Tartarunner.

segunda-feira, agosto 29

Circuito de Corridas da Caixa - Etapa Recife

Parabenizo aos nobres atletas que participaram da Corrida da Caixa, que aconteceu neste domingo 28/08/2011. A falta grave de eu não ter comparecido só se justifica porque foi por motivo de saúde mesmo. É a virose intestinal e gástrica que se alastra aqui no Recife. Quem não teve ainda foi por pura sorte.

Mas estou sabendo que nossas feras atacaram de novo. Tiago em mais uma excelente prova e Belinha estreando nos 10km. E que estreia, hein Belinha? Parabéns, viu?

Pelas informações que obtive, o Sol foi de rachar a base do crânio, e o calor muito grande, diferente da outra corrida que participamos, com uma chuvinha pra refrescar. Nem por isso deixaram nossos atletas de ter um bom desempenho.

E parece que por enquanto, fiquei solitário nos 5km. Todo mundo crescendo, correndo provas melhores, e eu parado nessa de cinco. Meu treinador anda reclamando muito disso, achando que sou preguiçoso e tal. Mas meu corpo concorda comigo e até sugeriu correr apenas 100 metros, eheheh.

Ainda bem que tem os novos corredores se preparando para o desafio. Acho que vai ter novidades nas próximas corridas, não é pessoal?

Quem sabe um sedentário não se habilitar a correr comigo?

Vamos ao que interessa, o resultado dos corredores. Na tabela de resultados é apresentado o tempo bruto e líquido mas vou colocar os dois com destaque para o líquido.

TIAGO SILVA
CATEGORIA M3034 - 10 Km
TEMPO BRUTO : 01:01:18
RITMO (BRUTO) : 00:06:08
CLASSIFICAÇÃO/CATEGORIA (BRUTO) : 63
CLASSIFICAÇÃO/SEXO (BRUTO) : 400
TEMPO LÍQUIDO : 01:01:00
RITMO (LÍQUIDO) : 00:06:06
CLASSIFICAÇÃO/CATEGORIA (LÍQUIDO) : 72
CLASSIFICAÇÃO/SEXO (LÍQUIDO) : 442

ISABELLE SARMENTO FIGUEIRÔA
TEMPO BRUTO : 01:14:51
RITMO (BRUTO) : 00:07:27
CLASSIFICAÇÃO/CATEGORIA (BRUTO) : 14
CLASSIFICAÇÃO/SEXO (BRUTO) : 170
TEMPO LÍQUIDO : 01:14:31
RITMO (LÍQUIDO) : 00:07:27
CLASSIFICAÇÃO/CATEGORIA (LÍQUIDO) : 14
CLASSIFICAÇÃO/SEXO (LÍQUIDO) : 175

segunda-feira, agosto 22

Passeio de ciclismo na PE-22 – Domingo, 21/08/2011


Neste domingo a programação dos TartaRunners foi um belíssimo passeio que começou na PE-22, seguiu pela PE-15, passou pela BR-101 e percorreu toda extensão da pista para Nova Cruz. Uma parte do grupo atravessou a balsa e voltou para a PE-22 e outro fez o caminho inverso. Para quem atravessou a balsa, a distância ficou em aproximadamente 30Km. Para quem fez caminho inverso, aproximadamente 60Km. A coordenação do passeio foi de Luba e Júnior com o apoio logístico de Eric. Podemos dizer que foi um excelente passeio.

Segue um resumo técnico dos participantes. Informamos que esta avaliação foi elaborada de forma bastante criteriosa através de um “consenso unilateral” e reclamações e sugestões não serão aceitas.



Beto

Estreando sua bike nova, começou o passeio bem mas infelizmente, o pneu dianteiro furou e ele estava sem a câmara reserva. Segundo ele, foi esquecimento. A partir daí, foi rebocado e passou a fazer parte da equipe de apoio. Alguns chegaram a dizer que ele cansou e furou o pneu de propósito, para ser rebocado.





  

Bidinha
Pedala muito e tem um excelente preparo físico. Começou forte e durante algum tempo liderou o pelotão. Em cima de uma speed e dosando seu preparo vai fazer muito estrago. Mesmo assim, alguns chegaram a dizer que ele levou couro de Matheus.








Júnior
Foi um verdadeiro solitário. Ficou isolado lá na frente, doido que Beto chegasse pra lhe fazer companhia. Foi também o único a fazer o caminho de volta (60Km) . Dizem que ele se aproveitou da inexperiência dos participantes mas Tiago está de olho nele. Alguns chegaram a afirmar que ele chegou por último.






Léo
Apesar de pedalar bem e fechar todo o circuito, assumiu a lanterna antes da metade do passeio e permaneceu lá, firme. Mas ele pode ficar tranqüilo que eu, Eric, devo voltar a pedalar e este posto é meu. Alguns chegaram a dizer que o fraco rendimento foi causado pelo fator “Lanterna Verde”.







Luba
Começou bem, foi inteligente e passou a se poupar,. Alternou a vassoura com Léo logo no início, em seguida assumiu a vice lanterna e permaneceu até o fim. Já falou que está providenciando alguns ajustes na sua “Ferrari” como a troca dos pneus, do pedal, da sela, do guidom, do quadro e talvez até da corrente. Alguns chegaram a dizer que ele levou couro de Matheus..





Matheus
O destaque da rodada. Pedalou pela primeira vez numa speed e clipado. Foi uma adaptação instantânea. Tem um talento nato. O garoto sendo trabalhado vai dar um excelente atleta.
Alguns chegaram a dizer que ficou esquisito o jeitinho dele desengatar a sapatilha. Aquele pezinho de bandinha preocupou seu pai.


domingo, agosto 7

Resultados do nosso grupo na Maurício de Nassau

Parabenizo a todos os participantes, em especial ao nosso grupo abaixo pelos excelentes resultados. Só
para efeito de avaliação, simulei os dados de classificação de Eric Júnior porque ele correu 10Km mas estava inscrito em 21Km. No resultado da corrida ele ficou sem classificação e com o tempo de 46:22. Como ele correu 10Km, observei qual a posição que ficaria com o seu tempo.

Isabelle Sarmento Figueirôa
Categoria Feminino de 25 a 29 Anos 5Km
Tempo total: 00:40:24
Colocação Geral: 38º de 151
Colocação Grupo: 14º de 39



PARABÉNS




Eric de Oliveira
Categoria Masculino de 55-59 Anos 5Km
Tempo total: 00:48:15
Colocação Geral: 181º de 229
Colocação Grupo: 7º de 8 



PARABÉNS




  
Eric Oliveira Júnior Macarrão
Categoria Masculino 30 a 34 Anos 10 Km
Tempo total: 00:46:22
Colocação Geral:  90º de 621
Colocação Grupo: 15º de 107
*Classificação simulada devido o atleta correr apenas 10Km.

PARABÉNS

Marcos Souza Porco
Categoria Masculino 25 a 29 Anos 10Km
Tempo total: 00:50:05
Colocação Geral: 144ºde 621
Colocação Grupo: 20ºde 77


PARABÉNS
Tiago Silva
Categoria Masculino 30 a 34 Anos 10Km
Tempo total: 00:55:34
Colocação Geral: 287º de 621
Colocação Grupo: 51º de 107
  

PARABÉNS




sábado, agosto 6

Resumo da II Corrida Maurício de Nassau

Sábado, 30/07/2011. Numa atmosfera de muitas incertezas, fui com Júnior, buscar o kit de corrida para maratona. Tento me recuperar das contusões. Nem sei se vou correr de fato.

Passo o sábado num mau humor terrível, reclamando das dores e de tudo. Mas elas pareciam ceder, dando espaço cada vez maior para a esperança. Já decidi que independente de qualquer coisa estarei presente, nem que seja para ver o brilho da festa.
No domingo 31/07/2011, o Recife amanheceu debaixo de um temporal. Acordo bem disposto. Começo uma conversa com o corpo através dos alongamentos e apenas a virilha continua rebelde. Melhor deixar ela quieta e tentar enganá-la.

Me alimento a base de muito carboidrato e líquidos. Reforço bastante. Visto a fantasia, coloco o Garmin no pulso, a cinta peitoral. A primeira das poucas falhas da organização do evento foi a distribuição das camisas, especificamente no tamanho delas. Muita gente reclamou. Não fui com a camisa da prova, era muito pequena.


As 06:00h da manhã parto com dona Helba do lado e chego no centro às 06:20. Estaciono e sigo pelas ruas com cheiro de xixi. É lamentável o estado de abandono. Péssima impressão para os atletas de fora e turistas.

Me dirijo para a tenda da HCJ. Com pouco tempo estávamos todos reunidos; Eu, Helba, Júnior, Elisângela, Tiago, Belinha, Porco. Parabéns a HCJ pela sua estrutura e organização. Um ótimo suporte a seus associados, colaboradores e invasores.

Começam os alongamentos. Todos se esticando. Alguns atletas correm em círculo no marco zero. Coisa bonita de se ver. Mas a chuva não dava tréguas.

terça-feira, agosto 2

II Maratona Maurício de Nassau. Agradecimentos !

Em breve postarei toda a história da corrida com um clipe das fotos do evento. Agora quero aproveitar este momento e fazer logo meus agradecimento a todos que me incentivaram a participar.

Agradecimento ao Grande Mentor Criador de Monstro;
Obrigado por me iniciar no mundo das corridas;
Obrigado por toda ajuda nos meus treinos;
Obrigado por ouvir minhas reclamações sobre desempenho;
Obrigado por ouvir minhas lamurias nos momentos das dores e contusões;
Obrigado me me motivar em momentos que estava até pra desistir;
Obrigado por agüentar este velho chato enchendo teu saco;
Obrigado por me proporcionar momentos de muita felicidades;
Obrigado por ser meu grande companheiro. Eu te amo.

Agradecimento a Dona Helba;
Obrigado por ser minha esposa e ter me dado dois filhos lindos (Helder e Júnior);
Obrigado por todo o apoio e incentivo;
Obrigado por estar presente em todas as provas que participei;
Obrigado por aguentar toda a chuva e vento no momento da prova;.
Obrigado por organizar toda infra estrutura necessária;
Eu te amo.

Agradecimento a todos: Mãe, filhos, irmãos, noras, cunhadas, sobrinhos, tios, amigos, etc etc etc;
Obrigado por acreditarem em mim;
Obrigado por todas as palavras de apoio e incentivo;
Obrigado por ouvir minhas lamúrias e reclamações;
Obrigadoa quem teve condições de ter comparecido ao evento;
Obrigado por apoiar de longe, quem não pode comparecer;
Eu amo todos.

No momento eu sou só felicidade. Mesmo com todos os problemas, consegui correr os cinco quilômetros em 48:15. Nada mal para quem tem Glaucoma, Hipertensão, Diabetes, Hepatite C, Sacroileíte, Hérnia no músculo da perna e  bem próximo a data da prova, um estiramento na virilha.

De coração, muito obrigado a todos.
Já estou pensando no novo desafio. Aguardem.

terça-feira, julho 19

Treino ciclismo na 232 16/07/2011

Este treino foi marcado pelo tempo que não estava pra brincadeira. A chuva  fina era constante e  em certas partes neblinava muito. Dá pra ver no vídeo um trecho em que Júnior sai no meio de toda a fumaça. Foi mais um belo ingrediente na aventura.

Convidamos nosso parentes pedaladores para participar do treino mas eles estavam com compromissos já assumidos para o dia e ficou para outra oportunidade. O treino foi "Alone".

É preciso muita disposição, força de vontade, garra, determinação e muito amor ao esporte para sair da sua caminha quente às 04:30 da manhã de um sábado  muito chuvoso e partir para uma aventura dessas. O treino iniciou às 5:30 da manhã. É importante que comece cedo porque tem pouco movimento na estrada, quando tem sol, está mais ameno e termina cedo deixando o sábado livre pra outros afazeres. Acordar cedo faz parte da rotina de qualquer esportista.

Durante o trajeto, encontramos outros doidos fazendo a mesma loucura de treinar na chuva, no frio. e bem cedinho. Foram vários esportistas ao longo do caminho. Inclusive gravei uma dupla  de corredores que pode ser visto no vídeo.

 Não consegui filmar grande parte do passeio porque a bateria da maquina descarregou. Logo as partes mais bonitas da serra da russa e da passagem pelo túnel. Fico devendo esta. Mas assim mesmo deu pra fazer um vídeo legal que está disponível logo a seguir. Espero que gostem.

sábado, julho 9

A ansiedade antes da prova habita nossa cabeça

Que coisa boa é esta ansiedade pré-prova. Passa mil filmes, mil questionamentos na nossa cabeça. Às vezes vem aquela sensação de vitória, um ímpeto de pensamentos positivos que nos transformam em verdadeiros heróis, super-homens, com a capacidade de voar durante toda prova. Outras vezes vem os sentimentos negativos, de derrota, dificuldades insuperáveis e arrependimentos. É nesta atmosfera saborosa, clima imensamente prazeroso que vivemos os últimos dias antes da tão sonhada competição.

Costumo dizer que o mais gostoso de tudo é aquele friozinho na barriga que agente sente quando pensa na corrida. Se ele não aparecer, se não sentir, é porque a coisa já não tem graça.

A importância do último colocado

Desprezado por todos e tratado sempre de forma humilhante, o “último” é sempre o pior e o mais detestado dos resultados em qualquer tipo de competição. Ninguém quer conversa com ele e todos o tratam com desdém.

Se por acaso algum atleta adquirir o título de “último”, procura sempre negar, escondendo de todos, arrumando uma desculpa para o feito. Não quer que ninguém o considere assim e acha isso uma ofensa muito grande.

Isso é a mais pura verdade. Senão vejamos: Vocês já viram alguém tirar uma foto de “último” colocado que não seja por chacota? Já viram algum repórter importante entrevistar o “último”? Já viu um “último” ser premiado? Algum “último” já subiu pódio?

Imagine se na sua família tem um “último” colocado. Você vai apresentar a seus amigos assim: “Este é meu irmão e ele é sempre ÚLTIMO colocado na natação (coitadinho)”.

sexta-feira, julho 8

Maratona Maurício de Nassau - Eu Vou !

O PAGAMENTO DO SEU PEDIDO ESTÁ CONFIRMADO!
   DADOS DO PEDIDO    
Nº Pedido: 1091719
Evento: II Maratona Internacional Maurício de Nassau
Data: 02/06/2011
Valor Pago: R$ 50,00
Status: Pago
Forma de Pagamento: Cartão de Crédito Mastercard
Responsável: Eric Xxxxxxxxx
E-mail: xxericxx@xxxx.com

Participante

Nome:   Eric Xxxxxxxxx  (Masculino) - E-mail:   xxericxxo@xxxx.com
Categoria:   Corrida - 5Km
Equipe:   Tartarunner
Localizador do Sistema: 408080708010204001509921179999

quinta-feira, julho 7

Treino no rolo – Ciclismo Indoor

Sabe aquele dia  em que você programa fazer um pedal e na hora que vai começar está chovendo ? Ou você se atrasa e não dá mais tempo de se deslocar para fazer o seu treino ?
Agora não tem mais desculpa, a solução está no rolo de treino. O Cycle Trainer, Winter Trainer ou Ciclismo Indoor é um recurso interessante para suprir a necessidade de treinar dentro de casa. Não quer dizer que substitua a beleza de um pedal ao ar livre, com o contato com a natureza e suas belas paisagens. Nem que fisiologicamente seja melhor que o pedal normal. Mas é uma boa solução e trás uma série de benefícios para o atleta.

Uma das grandes perguntas que rola quando se fala neste assunto é: Não seria melhor utilizar uma bicicleta ergométrica ?

quarta-feira, julho 6

Triathlon em Maceió (01)

Assistam  o videoclipe com as fotos da primeira participação de triathlon de nossos atletas Tartarunner, realizada na praia dos sete coqueiros em Maceió, um evento muito bem organizado pela Federação Alagoana de Triathlon - Faltri, numa das cidades mais bonitas do nosso nordeste brasileiro. Esta prova faz parte do calendário oficial da federação. Como é uma prova passada, não vou detalhar os acontecimentos, o clipe ja fala por si a beleza que foi este passeio.

terça-feira, julho 5

Inscrições abertas para o Aquathlon de Pernambuco - FEPETri

A nova diretoria da Federação Pernambucana de Triathlon -FEPETri está mandando bala e já começa a divulgar a abertura de inscrições para a 1ª Etapa do Campeonato Pernambucano de Aquathlon.

Vai ser realizada no dia 14 de agosto em Olinda-PE, na praia de Bairro Novo. Segundo os organizadores o local é muito bom e já foi testado e aprovado em diversas etapas anteriores da modalidade. Fico torcendo para que um dia, aconteça uma etapa dessa na minha querida ilha de Itamaracá.

A importância da planilha de treinos

Assim que os médicos me autorizaram a praticar exercícios, comecei a caminhar. Aos poucos fui intensificando a velocidade e a distância e em pouco tempo já caminhava tranquilamente oito voltas(oito quilômetros aproximadamente).
No início foi uma maravilha mas com o tempo começou a ficar monótono. Eu ficava rodando feito peru embriagado e o único objetivo era completar as voltas. Ainda por cima morria de vontade de correr mas sabia que não tinha fôlego nem para 100 metros. Comecei a me desmotivar, achando tudo um saco.

Foi quando conversei com meu filho (o triatleta) e ele me falou a respeito da planilha de treinos. Ela poderia me ajudar em alguns aspectos:

sábado, julho 2

Corrida para a luz - 2010 - Camaragibe

A corrida e caminhada para luz é uma das mais tradicionais provas do calendário pernambucano. Ela acontece em 25 de dezembro, nas ruas do municícpio de Camaragibe, uma linda cidade da nossa região metropolitana e fecha o ciclo de corridas de nosso estado. Ela é dividida em 3 Categorias: Infantil (3,5km), Corrida e Caminhada (4km) e Adulto (10km).

Na sua décima segunda edição, em 2010, ela foi abrilhantada com a presença de dois excelentes corredores, Eric e Thiago. É claro que eles não quiseram chegar em primeiro lugar. Participaram apenas para prestigiar o evento que foi registrado pelas lentes de nossas câmaras.

Os nossos colaboradores elaboraram um videoclipe que estamos disponibilizando para os senhores.

quarta-feira, junho 29

Treino de natação em Olinda

Sábado 25 de junho de 2011. Cinco Horas da manhã. A cidade ainda dorme descansando da ressaca do feriado de São João. Ainda rola no ar o cheiro da fumaça das fogueiras na comemoração do nosso tradicional festejo junino. Começa mais um capítulo de vida de atleta.
A programação é nadar 2 quilômetros no mar de Olinda e logo em seguida pedalar 60 quilômetros na PE22. Quem vai cometer esta loucura é Junior. Eu estou a postos para registrar o feito com uma Samsung NV10 e não tenho nenhuma atividade esportiva programada. Minha parada vai ser no dia seguinte, uma corrida treino de sete quilômetros.
Ao chegar encontro uma roda formada dentro do mar. Júnior conversa com mais dois doidos acostumados a nadar no local. Definem o trajeto e a distância a ser percorrida. Um joga confete no outro, com falsas modéstias. Todos de certa forma escondem suas estratégias. Não adianta, esporte é sempre competição. Depois de tudo definido se lançam no mar.
Certamente Júnior vai seguir o roteiro de treino. O esquema da competição entra como um "molho" a mais. Nada vai fazer ele acelerar mais nem menos do que já tinha sido determinado na sua planilha.
Fico sempre ressabiado nesses treinos de mar. Como diz o velho ditado: “o mar não tem cabelo”. Depois do acidente que me aconteceu na fase de velejador (quem sabe um dia faço um post sobre o assunto?) o medo da água aumentou imensamente.
Tento fazer o meu melhor na gravação do vídeo. Mas ainda não peguei o jeito. É impressionante como gravo mal. Acho que meu netinho Miguel que tem sete meses gravaria melhor que eu. Vou procurar alguma alma caridosa, entre os amigos e parentes, que queira me ensinar a fazer algo melhor. Para o próprio bem deles, porque eu vou postar o vídeo e eles vão ter que assistir assim mesmo.
Observo que no trajeto de ida, os dois nadadores param duas vezes, trocam algumas informações e seguem em rotas opostas. Um sempre segue Júnior e o outro vai um pouco mais por fora, bordejando. Não deu pra ver direito como ficou o final da ida. A luminosidade do mar e a distância juntas, atrapalham bastante. Pelo que entendi os dois não iam voltar nadando. Os três estão de parabéns. Deram um verdadeiro show.

Assistam o treino da natação e em seguida lanço a parte da ciclismo na Pe22. Um abraço a todos e espero que gostem.